sábado, 9 de novembro de 2013

Entenda o novo algoritimo de buscas do Google, aprenda a enfrentar o Beija-Flor.



De tempos em tempos a empresa Google faz mudanças no algoritmo da sua ferramenta de busca, de longe a mais utilizada atualmente. Um site que não esteja bem posicionado no buscador do Google, dificilmente terá visibilidade.

Até pouco tempo atrás, tais mudanças não traziam diferenças significativas para a maioria dos sites e blogs que seguiam as diretrizes para webmasters. Mas do ano passado para cá duas atualizações, Panda e Pinguim, afetaram centenas de páginas web tanto de forma negativa quanto positiva. Quem subiu, comemorou e quem desceu chorou e muito. Várias táticas de SEO necessitaram de revisão e vários sites e blogs não conseguiram retomar suas visitações.

No final do mês passado, a Google lançou uma atualização batizada de Beija-Flor (Hummingbird, em inglês), com alterações ainda mais significativas do que as anteriores. A bola da vez é a semântica e as buscas por voz. Ao que tudo indica, encher um artigo de palavras-chave já não é mais um bom recurso. O buscador do Google dará maior relevância à rapidez e precisão, à qualidade do texto e ao significado da busca. O Google quer decifrar a intenção do usuário.

Tudo isso é muito bacana enquanto somos usuários, mas como blogueiros/webmasters a coisa não é tão agradável assim. As táticas de SEO vão ter que ser repensadas. O buscador mudou e nós também vamos ter que mudar e isto requer estudo e dedicação. Enquanto o Google deseja interpretar o usuário, nós tentaremos que interpretar o Google.

Sites especializados em SEO estão fornecendo dicas para lidarmos com essas mudanças. Vou deixar algumas aqui e também referências para quem deseja se aprofundar no tema.

10 dicas para enfrentar Panda, Pinguim e Beija-Flor
  1. Escrever conteúdos de qualidade, que respondam perguntas dos usuários;
  2. Não criar backlinks artificialmente. Tente construir backlinks verdadeiros e em blogs relevantes;
  3. Não usar palavras-chave em excesso;
  4. Mostrar que você é o autor de seus posts através do sistema de Google Autoria;
  5. Arquivar/apagar posts de baixa qualidade, que geram altas taxas de rejeição;
  6. Utilize o produto Ferramentas para Webmasters para descobrir possíveis erros de rastreamento, enviar sitemaps, acompanhar o desempenho do blog, entre outras coisas;
  7. Incentive de forma natural o compartilhamento de seus posts nas redes sociais, colocando botões e widgets na área de postagem e sidebar;
  8. Ativar a versão mobile do seu blog;
  9. Não fazer spam e nem utilizar práticas do tipo black hat;
  10. Usar o atributo rel=nofolow em publieditoriais.

Normalmente temos o costume vício de digitar apenas palavras-chaves para obter bons resultados, mas agora elaborar perguntas ao buscador me trouxe resultados bem mais precisos. Fica a dica.

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